top of page
É a entidade composta por alunos para representar os alunos de um conjunto de cursos de um determinado campus universitário ou faculdade para representar seus interesses, suas ideias, solucionar problemas, reivindicar direitos e cobrar deveres dos estudantes. Esta representação é escolhida pelos próprios estudantes através de eleição democrática.

 

O DA Recôncavo e Resistência (RERE) representará os cursos de:
  • Tecnólogo de Artes do espetáculo -TEA
  • Licenciatura  Interdisciplinar em Artes - LIA
  • Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Ambientais - BCA
  • Bacharelado Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas - BICULT
  • Licenciatura em Música popular Brasileira - LIM
  • Tecnólogo Em Produção Musical - TPM
O que é esse tal Diretório Acadêmico?
Para que serve um Diretório Acadêmico?

O Diretório Acadêmico (DA) é a representação coletiva de todos os cursos ofertados pelo o centro de ensino, que busca  realizar ações de promoção educacional, social, política e cultural. Atua no cumprimento do dever e direito de gerir, coordenar, fiscalizar, representar, reivindicar em prol do corpo discente.

Pode atuar também na  organização ou mobilização de atividades acadêmicas, debates, palestras, discussões, seminários, eventos e demais ações internas e externa que estabeleça o diálogo entre a universidade e sociedade.

O DA será a voz e o corpo do CECULT para a representação nas instâncias da UFRB e demais instituições vinculadas às questões estudantis.

Como se organiza o movimento estudantil?

Movimento Estudantil é, antes de tudo, um movimento social, formado por estudantes que discutem assuntos ligados a educação e as estruturas de ensino.

 

Sua importância está ligada na representações e ações possíveis, oferecendo visibilidade, voz e ocupação nos espaços acadêmicos e ou vinculados a ação, a sua importância acrescentou deveres e direitos a esta organização que promove lutas e discursos de cunho social, político, cultural e educacional.

movimento-estudantil-DA.jpg
lutar-nao-e-crime2.jpg

Espaços de ocupação:

 

CONSELHO DIRETOR DO CENTRO

- órgão normativo, consultivo e deliberativo no âmbito do Centro de ensino.

COLEGIADO DE CURSO

- é responsável pela supervisão das atividades didáticas do curso, pela orientação aos acadêmicos, com vista o desempenho de cada um deles, no cumprimento de suas obrigações.

CA- CENTRO ACADÊMICO

- é uma entidade estudantil que representa os estudantes (corpo discente) de um curso de nível superior.

DA- DIRETÓRIO ACADÊMICO
- representação estudantil de dois ou mais cursos que representa os estudantes de um centro de ensino.

CCE - COLETIVO CENTRAL ESTUDANTIL da universidade ou faculdade. É uma alternativa para o DCE.

DCE -Diretório Central dos Estudantes - É a entidade que representa o conjunto dos universitários de uma determinada universidade.

UEE – União Estadual dos Estudantes - Representa os universitários de cada estado. Realiza atividades regionais.

EXECUTIVAS DE CURSO - Entidades que representam o conjunto dos estudantes de uma determinada área, exemplo ENECOS (Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social) Atuam em âmbito nacional.

 

CUCA – Centrou ou Circuito Universitário de Cultura e Arte - Núcleo de produção, debate e experimentação cultural que compõe a rede nacional de cultura da UNE, aliada ao projeto das Bienais.

 

ATLÉTICAS - São associações esportivas organizadas por curso ou universidade que congregam estudantes atléticas da instituição.

 

UNE – União Nacional dos Estudantes - É a entidade que reúne todos os DAs, CAs, DCEs, UEEs executivas de curso e outras organizações do movimento estudantil brasileiro.

 

OCLAE – Organização Continental Latino Americana e Caribenha dos Estudantes - É a maior entidade dos estudantes na América Latina, todas as entidades nacionais dos países são filiadas a ela.

O Movimento estudantil é regulamentado pela lei federal nº 7.395 de 31 de outubro de 1985, reconhecido pelo Código Civil Brasileiro como associação sem fins lucrativos.
bottom of page